Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares  
HOME A ABDAN EVENTOS PANORAMA ATUAL EMPRESAS ASSOCIADAS CONTATO


A ABDAN

Constituída no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 1987, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega a maioria das mais importantes empresas de bens de capital, de construção e montagem, do setor de consultoria e engenharia, de operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos, que participam das atividades nucleares no Brasil.



Atribuições

Como entidade representativa das empresas que participam das atividades nucleares do Brasil, a Abdan interage com os poderes executivo e legislativo e demais organismos do setor elétrico bem como com outras associações.

Com o objetivo de capacitar empresas e profissionais para participar da construção e operação de unidades nucleares, a Abdan promove em conjunto com outras associações e entidades governamentais cursos de atualização e especialização no setor.

Quando necessário a Abdan produz, em conjunto com suas associadas ou através da contratação de consultorias, notas técnicas sobre temas relevantes do setor nuclear.



Objetivos

  • Promover e divulgar o desenvolvimento da tecnologia nuclear e a sua aceitação pública como fonte geradora de eletricidade.

  • Promover o intercâmbio científico com entidades similares e a prestação de assistência às empresas associadas em seus interesses comuns, no sentido de possibilitar uma maior valorização dos seus produtos e serviços na área nuclear.



Estrutura

A Diretoria é composta de um Diretor Presidente e até cinco diretores vice-presidentes eleitos pela Assembléia Geral.
  • O Diretor Presidente é responsável pelas questões administrativas e organizacionais, além de representar externamente a Associação.

  • Os Diretores Vice-presidentes não tem atribuição específica participando das decisões da Diretoria de forma colegiada e substituindo o Presidente em seus impedimentos.

  • O Conselho Consultivo é composto por 10 (dez) representantes de sócios pessoas jurídicas, eleitos pela Assembléia Geral.

  • O Escritório da Abdan está situado no Rio de Janeiro.

  • Diretor presidente: Antonio Ernesto Ferreira Müller.